Não se chega aos 90 anos sem trazer, ao longo da carreira, muito suor e trabalho. Com a Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) não é diferente. Nesta sexta-feira (7) acontecerá a inauguração do novo prédio da entidade. No domingo (9), chega o aniversário de nove décadas. E foi precisamente num domingo, 9 de julho de 1933, que a associação foi criada. Desde então, atua na defesa dos interesses das empresas de comércio, indústria e serviços de Piracicaba.

O desafio, enfrentado por uma diretoria totalmente voluntária, de trabalhar constantemente em estratégias que promovam o crescimento dos representados, se soma ao esforço de engajamento em projetos que resultem na geração de emprego e renda. É uma entidade tradicional que, ao longo dos anos, se modernizou, mantendo o profissionalismo e a ética. A Acipi é sinônimo de credibilidade e inovação, reflexo das conquistas alcançadas ao longo de sua história. Um organismo vivo, que participa de causas relacionadas ao desenvolvimento econômico e social da cidade.

“A Acipi faz parte da história da economia local. Um exemplo é a criação da RMP (Região Metropolitana de Piracicaba). Em maio de 2021, a entidade promoveu audiência pública para criação da PGR. Consequentemente, devemos atuar com mais força para mantê-la atrativa e a Acipi tem o papel de apoiar seus segmentos representados e também de colaborar com ações que impactem positivamente a região em geral”, afirma o presidente Marcelo Cançado, presidente da Associação.

“A Acipi construiu um relacionamento muito forte com a cidade, representando comércio, serviços e indústria em todas as áreas, desde micro até grandes empresas. É uma entidade que contribui para o desenvolvimento destas empresas, seja em termos de consultoria, formação, aspectos legais, acordos. A Acipi também ajuda empresários, funcionários e seus familiares. Nessa jornada, ele criou um forte vínculo com a comunidade”, afirma Luiz Carlos Furtuoso, presidente do Conselho Consultivo.

Com o objetivo de promover o desenvolvimento econômico da cidade e de suas empresas associadas, a Acipi disponibiliza diversos serviços e benefícios. Seguro médico, odontológico e estudantil; parceria em vagas de estágio e para menores aprendizes, serviço de proteção ao crédito para pessoas físicas e jurídicas (SCPC – Serviço Central de Proteção ao Crédito); certificação digital; emissão de Certificado de Origem; cartão de desconto; aconselhamento jurídico; cursos de curta duração e pós-graduação (Lato Sensu e MBA); treinamentos; oficinas; palestras e espaços com estrutura moderna para locação. São quase 7.000 associados, o que lhes permite acompanhar o mercado cada vez mais competitivo.

Em 2006, a associação criou a sua regional no distrito de Santa Teresinha, marcando assim a descentralização dos serviços prestados na sua sede. O escritório regional dispõe de salas de treinamento e balcão de atendimento para consultas do SCPC. Além de facilitar o acesso aos serviços, também auxilia no desenvolvimento dos empreendedores daquela região. Se a Acipi comemora 90 anos, quem ganha o presente é o povo.

INAUGURAÇÃO DE NOVO EDIFÍCIO MODERNO É NESTA SEXTA-FEIRA (7)

Com projeto do arquiteto João Paulo Meirelles de Faria, do Escritório Vereda Arquitetos, o novo prédio da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) tem quase seis mil metros quadrados de área construída – são dois subsolos, o térreo e outros três pisos.

A empresa responsável pela obra, que durou quase dois anos, é a Construcione. O novo prédio é anexo ao atual e ficará localizado na Rua Prudente de Morais, 463, Centro.

“Com o novo espaço, nosso objetivo é, acima de tudo, melhorar a qualidade dos serviços prestados, além de criar novas oportunidades de negócios para seus associados”, explica o presidente da Acipi, Marcelo Cançado.

As caves dispõem de 100 lugares de estacionamento. O rés-do-chão irá albergar o espaço social e, nos restantes três pisos, escritórios. O prédio conta ainda com uma cafeteria (no térreo) aberta aos funcionários e também ao público externo.

Segundo Cançado, o novo espaço da entidade encarna o espírito de um novo tempo, focado na troca de informações, na formação e na valorização dos negócios. Os escritórios instalados terão multifuncionalidade, sempre com foco na integração dos associados e no aprendizado coletivo.

“Vamos apostar nas novas tecnologias e aprender a tirar o melhor partido daquilo que elas nos oferecem, alinhando assim as perspetivas do setor dos serviços para que este se torne mais competitivo. Todos os projetos serão pensados para dar vida a ideias viáveis, que agreguem valor e a Acipi poderá assim ser um parceiro cada vez mais próximo e mais forte no enfrentamento das demandas de cada setor empresarial”, revela.

O arquiteto João Paulo, que assinou o projeto, foi o vencedor de um concurso realizado pela entidade para identificar tendências e soluções. “A premissa do concurso era ser um edifício inteligente, capaz de se adaptar a diferentes necessidades. Tudo isso reflete na sua infraestrutura. A estética do concreto aparente confere à obra um ar de modernidade. A tecnologia de piso elevado e colunas abertas, sem paredes, o tornam versátil e altamente funcional”, explica o coordenador

.